sexta-feira, 8 de março de 2013

SENADO RECEBE MAIS DE UM MILHÃO DE MANIFESTAÇÕES DE CIDADÃOS


Público pode participar por meio dos canais de atendimento do Alô Senado

Já se encontra nas mãos do presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), o balanço de um milhão e dezoito mil manifestações do serviço Alô Senado, reunidas nos últimos 12 meses. Os números e o teor da participação popular foram solicitados pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), assim que assumiu a Presidência do Senado. Renan Calheiros (PMDB-AL) ao receber o balanço afirmou que irá analisá-lo profundamente, pois que o exercício da Presidência do Senado deve ter sempre em vista o desejo da sociedade por um Congresso mais ágil, transparente e preocupado com os problemas dos cidadãos.

O aumento das penas por assassinatos, o endurecimento das punições para motoristas que dirigem embriagados, a ampliação das possibilidades de aborto, leis contra a homofobia e a necessidade de penas mais rigorosas para quem maltrata animais são as principais preocupações da população brasileira com relação ao Congresso Nacional. Em destaque, o Projeto de Lei do Senado 236/2012, que institui um novo Código Penal Brasileiro, com 44% das demandas por mudanças recolhidas pelo serviço Alô Senado. Diversos outros temas de grande repercussão na vida dos cidadãos também fazem parte das manifestações populares, tais como aposentadoria e previdência, saúde, educação, administração pública e as Comissões Parlamentares de Inquérito realizadas no Congresso.

O balanço foi realizado pela Central de Relacionamento do Cidadão com o Senado Federal, serviço que irá integrar a Secretaria de Transparência e Controle Social e que recebe diariamente milhares de manifestações enviadas pela Internet e por telefone de forma gratuita e vindas de todas as partes do Brasil.

Segundo Gilvan Andrade, coordenador do Alô Senado, o serviço além de receber as mensagens sete dias por semana, 24 horas por dia, aplica pesquisas de opinião pública com todo o rigor científico, a fim de assessorar o trabalho dos parlamentares. Além do serviço de recepção das mensagens, no último ano, o Alô Senado prestou 33 mil informações de interesse público pelo telefone da Central de Relacionamento (0800 61 22 11). Criado há 15 anos como um serviço de atendimento telefônico gratuito, o Alô Senado foi a primeira iniciativa desse tipo a ser criada por um órgão legislativo, e hoje se destaca por atender qualquer cidadão em suas dúvidas e demandas pertinentes às atividades do Congresso Nacional, tanto pelo telefone quanto pela Internet.

Manifestações enviadas ao Senado - 02/2012 a 02/2013

http://www.senado.gov.br/senado/alosenado/

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